SOMOS RAROS
Alexion

Segurança de Medicamentos

Segurança de Medicamentos

Nós, na Alexion, estamos comprometidos com a segurança e a eficácia dos nossos produtos. Promover o uso seguro de medicamentos junto aos profissionais de saúde, pacientes e clientes é uma de nossas prioridades. Para isso, é fundamental o trabalho da área de Farmacovigilância, que é responsável por coletar, avaliar, compreender e sugerir ações que possam prevenir eventos adversos ou problemas relacionados ao uso dos nossos medicamentos.


Entenda melhor a importância da Farmacovigilância

FARMACOVIGILÂNCIA

Farmacovigilância: ciência e atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de Eventos Adversos ou quaisquer outros problemas relacionados a medicamentos.

Os dados de eventos adversos que você ou seu médico observam e compartilham contribuem para que o paciente receba terapias com perfis de segurança e eficácia cada vez mais bem documentados, reduzindo assim a ocorrência de eventos adversos preveníveis. Além disso, quando se deixa de relatar eventos adversos significantes, pode levar mais tempo para que eles sejam identificados.

Caso ocorra algum sinal ou sintoma indesejável durante o uso do medicamento, comunique seu médico e entre contato conosco através do SAC (0800-772 5007) ou pelo e-mail: Pharmacovigilance.Brazil@alexion.com.

Mais segurança no tratamento.
Apesar da realização de estudos clínicos, o perfil de segurança do medicamento pode mudar após o seu lançamento, e novos eventos adversos podem ocorrer. Dados observados na prática clínica ajudam a atualizar os dados de segurança e eficácia dos medicamentos, mantendo a bula constantemente atualizada.


O que deve ser reportado



  • Eventos adversos: qualquer ocorrência médica indesejável em paciente no qual tenha sido administrado medicamento, sem que necessariamente exista relação causal com o tratamento, podendo ser qualquer sinal desfavorável e não intencional, sintoma ou doença temporalmente associado ao uso do medicamento.
  • Exposição durante a gravidez ou amamentação: uso de medicamento durante a gravidez, quando embriões ou fetos podem ser expostos ao medicamento (seja por exposição materna e/ou paterna).
  • Falta de eficácia: ausência ou redução da resposta terapêutica esperada de medicamento, sob as condições de uso indicadas em bula.
  • Superdosagem ou overdose: uso de medicamento em doses superiores à dose máxima recomendada, isto é, em dose excessiva.
  • Erro de medicação: qualquer evento evitável que possa causar ou levar a uso inapropriado de medicamentos, ou causar dano a um paciente, como, por exemplo, uso do medicamento pela via de administração incorreta.
  • Abuso: uso excessivo e intencional de um medicamento em caráter contínuo ou esporádico, acompanhado ou não de efeitos físicos ou psicológicos prejudiciais.
  • Mau uso do medicamento: situações em que o medicamento é utilizado intencionalmente de forma inadequada, em desacordo com as instruções da bula.
  • Uso para indicações não descritas na bula: compreende o uso intencional em situações diferentes ou divergentes da bula de medicamento não registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com finalidade terapêutica e sob prescrição. Pode incluir diferenças na indicação, faixa etária/peso, dose, frequência, apresentação ou via de administração.
  • Exposição ocupacional: exposição a um medicamento como resultado da ocupação exercida pela pessoa, seja profissional ou não (p. ex., enfermeira sofre acidente com agulha enquanto prepara a infusão do paciente ou uma ampola quebra e o conteúdo entra em contato com alguém).
  • Suspeita de transmissão de um agente infeccioso: suspeita de transmissão de um agente infeccioso através do medicamento.
  • Interação medicamentosa: resposta farmacológica, toxicológica, clínica ou laboratorial causada pela combinação do medicamento com outros medicamentos. Também pode decorrer da interação do medicamento com alimentos, substâncias químicas ou doenças. Os resultados de exames laboratoriais podem ter sua confiabilidade afetada devido às interações com medicamentos. A interação medicamentosa pode resultar em aumento ou diminuição da efetividade terapêutica ou, ainda, no aparecimento de novos eventos adversos relacionados.

Veja como as suas
informações são analisadas




No aparecimento de qualquer sinal e sintoma, consulte seu médico para avaliar a conduta mais adequada. Em caso de dúvidas sobre os medicamentos comercializados por Alexion®, acesse a bula do paciente no link https://alexion.com/worldwide/Brazil.


Reporte um evento aqui

Favor inserir os dados abaixo:

*Campos obrigatórios

Ou entre em contato com:

SAC: (0800-772 5007)
Email: Pharmacovigilance.Brazil@alexion.com

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, UM MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.